Tratamento de superfície

Tratamento de superfície de implantes e sua influência na osseointegração

Monografia apresentada ao Departamento de Odontologia do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Paulista, para obtenção do Título de Especialista pelo Curso de Pós-Graduação em Implantodontia. São Paulo 2007.

Autora: Maria Dalva Amim dos Santos
Orientador: Prof. Dr. Rafael Andrade Moscatiello
Co-orientadores: Prof. Daldy Endo Marques, Prof. Dalva Maria Rocha

 

Nos últimos anos, o uso de implantes ósseointegrados, tem se difundido na reposição de dentes perdidos, tornando-se pilares de diferentes tipos de tratamentos reabilitados em pacientes edêntulos totais e parciais, com alto nível de previsibilidade. As condições essenciais para o sucesso clinico ou falha do implante é a relação estabelecida na inteface ossoimplante, que é dependente das propriedades superficiais do metal e quantidade e qualidade de osso. A osseointegração requer a utilização de implantes confeccionados com material e superfície atrativa à deposição óssea. Objetivos: Fazer uma vasta revisão da literatura dos tratamentos de superfície de implantes identificando-os e reconhecer os mais utilizados. Correlacionar os tipos de tratamento de superfície com a osseointegração, estabilidade e longevidade dos implantes. Observar se existe diferença quanto ao torque de remoção nos implantes com superfície tratada quando comparados a implantes sem tratamento de superfície. Conclusão: Os tratamentos de superfície encontrados na revisão de literatura foram: superfície lisa; usinada sem tratamento; tratamento químico com ácido como clorídrico, sulfúrico, nítrico, fluorídrico e oxilático; mecânico com jateamento de areia; jateamento de partículas, óxido de alumínio, hidroxiapatita e plasma de titânio; recobrimento com hidroxiapatita e zircônia; recobrimento com proteína morfogenetica; tratamento eletroquímico, eletrolítico, oxidação anódica; combinação de dois ou mais métodos. Atualmente os tratamento mais utilizados são: Duplo ataque ácido; combinação do jateamento com areia ou óxido de alumínio e ataque ácido clorídrico e sulfúrico seguido ou não de combinação química; plasma de hidroxiapatita; plasma de titânio; eletroquímico e eletrolítico, oxidação anódica; recobrimento com hidroxiapatita; oxidação anódica com adição de cálcio, fósforo e fluoretos; ataque ácido e revestimento com proteínas morfogenéticas. Correlacionando os tipos de tratamento de superfície dos implantes com a osseointegração, podemos concluir que tanto a superfície lisa quanto às tratadas promovem o processo de osseointegração; A textura topográfica e a energia das superfícies dos implantes decorrente do tratamento recebido influenciam na estabilidade primária, secundária e na longevidade do implante; ou seja, no tempo para efetivar a osseointegração do ponto de vista qualitativo e quantitativo. Os implantes com superfície tratada também apresentaram a necessidade da aplicação de maior força quando ao torque de remoção.

Voltar para Implantodontia.Blog.Br

16 ideias sobre “Tratamento de superfície

  1. olá, gostaria de poder ler esta monografia, pois gosto muito desta parte de tratamento de superficie dos implantes

  2. Boa noite!
    Gostaria muito ler esse assunto ” Tratamento de superficie”.Voce poderia me enviar por email ?
    Obrigado
    Fabio MG

  3. Boa noite, Maria Dalva!
    Estou fazendo curso de especialização em implantes, e gostaria de me aprofundar neste tema, seu resumo chamou muito minha atenção, seu trabalho parece-me bem completo, muito bem feito! Seria possível enviar-me sua monografia completa para estudo? Desde já agradeço!

  4. Olá!!
    Estou fazendo pesquisa sobre o assunto e gostaria de ter a sua monografia que iria enriquecer ainda mais os meus estudos. Seria possível você me enviar a sua monografia??
    Fico-lhe muito grata.
    Amine

  5. Bom dia.

    Sou aluno de curso de implantodontia e farei uma aula sobre Tratamento de Superficie em Implantes Dentarios. Se fosse possivel enviar-me a monografia por email seria de grande auxilio.

    Desde ja agradeço.

  6. Olá, estou fazendo minha monografia nesse assunto, poderia me mandar uma cópia da sua?

    obrigada!

  7. Olá,
    Gostaria de ler sua monografia, haveria a possibilidade de me enviar?
    Desde já, antecipo os meus agradecimentos.

  8. Faço especialização em Uberaba-MG, poderia me enviar a monografia, para estudo? Agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *