Planejamento virtual para Implantodontia com o DentalSlice da Bioparts

“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.” John L. Beckley

Falar que é importante planejar bem nossos casos de Implantodontia hoje em dia é “chover no molhado”. É evidente que este é um dos passos mais fundamentais para o sucesso do Implantodontista em suas intervenções.  Após toda etapa de diagnóstico e preparo prévio, quando indicado temos a oportunidade de realizar o planejamento dos implantes dentários.  Neste ponto partimos então para ao enceramento diagnóstico e confecção de um guia radiográfico e solicitação dos exames radiográficos.

Screenshot do Dental Slice by Bioparts

Software Dental Slice da Biopars para Planejamento Virtual em Implantodontia

Juntamente com todos os recursos clínicos e radiológicos o exame de imagem mais adequado para este planejamento são as Tomografias.  Atualmente as Tomografias Computadorizadas de Feixe Cônico (CBCT) permitem uma excelente definição das imagens digitais, em tamanho real que podem ser representadas em cortes ou recontruções tridimensionais. Existem atualmente ótimos programas para o planejamento em Implantodontia como o DentalSlice da Bioparts, o I Cat Vision e o Implant Viewer. Os exames podem ser solicitados ao centro de diagnóstico em formato de arquivo digital, específico para cada software. Com estes arquivos em mãos o Implantodontista pode então realizar diversos planejamentos e apresentá-los ao seu paciente para melhor compreensão e uma opção de tratamento mais adequada. Os preços cada vez mais convidativos destes exames o tornam praticamente obrigatório mesmo para os casos mais simples.

O DentalSlice tema deste post tem inúmeros recursos e além da visualização da topografia óssea e acidentes anatômicos permite a instalação virtual destes implantes, a visualização geral do planejamento, a correlação entre os implantes planejados e entre eles e o planejamento protético. Além da evidente sofisticação destes planejamentos é uma ferramenta valiosa de comunicação entre o profissional e o paciente, entre os profissionais envolvidos e permite até a confecção de guias cirúrgicos possibilitando a chamada cirurgia guiada além de possibilitar a prototipagem rápida destes modelos tridimensionais que é a confecção de um protótipo, um modelo em polímero, em escala real a partir destas imagens tomográficas.

Segue uma lista com links para os tutoriais fornecidos pela Bioparts no YouTube que acredito que podem ajudar aos que se iniciam nesta tecnologia ou eventualmente para quem tem dúvidas.

Além destes recursos básicos descritos no tutorial o Software permite ainda outras avaliações como a análise da densidade óssea local, em escala Housfield (aferida a partir da escala de tons de cinza), pode-se determinar a angulação entre implantes dentre outras funções interessantes para o Implantodontista.

Como nem tudo são flores neste mundo é preciso ressaltar que por protocolo as imagens tomográficas são compactadas antes de gerar o arquivo com extensão .BPT que é o formato para o DentalSlice o que pode gerar alguma perda de informação.Segundo o Dr. André Ito isso não ocorre no caso do I-Cat Vision permitindo imagens mais nítidas, inclusive de tecido mole.

5 ideias sobre “Planejamento virtual para Implantodontia com o DentalSlice da Bioparts

  1. Parabéns pelo blog, conheci hoje através do ident e gostei bastante. Já adicionei aos “favoritos” e voltarei a acessar.

  2. Queria saber se há algum programa disponível para simularmos os implantes em imagens de radiografias panorâmicas mesmo.

  3. estou iniciando as aulas de implantodontia, meu professor indicou o site é maravilhoso, parabéns pelos recursos, nos deixam mas confiante, gostaria de poder baixar umas imagens para que meus pacientes vejam em 3D, como faço? abraços

  4. Olá, sabem me informar como faço pra carregar arquivos do iCat Vision no Dental Slice?
    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *