Nobel Replace Select® Implant Retrieval Tool

Contornando complicações em Implantodontia

Apresentação do uso do Replace Select® Implant Retrieval Tool pelo Dr. Marcelo Comin

Nem sempre tudo que planejamos sai exatamente como queríamos. Algumas vezes implantes osseointegrados em posições desfavoráveis devem ser removidos para uma melhor resolução protética. Errar é humano. Seja em implantes instalados por nós ou por colegas o importante é reparar o erro com o mínimo de trauma possível.

Se o implante tem seu anti-rotacional danificado e não pode receber um contra-torque (atravéz de um montador ou de uma chave de instalação) ou ainda se o implante está quebrado, uma alternativa para sua remoção sem ter que apelar para uma trefina seria usar o Replace Select® Implant Retrieval Tool da Nobel Biocare.

Sua ponta cônica com rosca invertida pode se imbricar às conexões internas ou às roscas internas do implante, para com auxílio de uma catraca promover um contra-torque e “desrosquear” o implante. Desta forma se preserva muito mais osso do que se faria com a trefina, que tem que ser um pouco maior que o implante e por ter corte só na ponta aquece tremendamente o osso remanescente.

Mas é bom deixar um aviso: O instrumento foi concebido para ser utilizado com as linhas de implantes da Nobel com conexões internas “tri-channel”, NP e RP, e conexões hexagonais externas, NP e RP. Se for usar este instrumento com outros sistemas não aplique-o a implantes com perfuração apical. A chance de fraturar o implante nesta porção é muito grande.

Veja o manual de instruções do produto em PDF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *