Tomografia Computadorizada em Implantodontia

AUTORES: Betarelli HA, Gallego SEM, Ytihara NT, Moscatiello RM, Moscatiello RA

CONGRATULAÇÕES AOS AUTORES PELA PREMIAÇÃO DESTE PAINEL NO IN2011

OBJETIVO:

Mostrar os diferentes cortes tomográficos que nos possibilitam obter o maior número de informações do osso remanescente, para um perfeito diagnóstico.

INTRODUÇÃO:

O índice de sucesso em Implantodontia depende de um bom planejamento por parte do cirurgião dentista. Esse minucioso planejamento deve incluir uma anamnese detalhada, exame clínico e exames complementares laboratoriais e radiológicos. Dentre os exames laboratoriais radiológicos podemos destacar a tomografia computadorizada (TC) que é de suma importância para mensuração e definição do tamanho do implante. Antes de solicitar uma TC o profissional deve procurar tirar o máximo de informação que esse tipo de exame fornece.

MÉTODO:

O profissional deve fazer uma análise minuciosa do resultado do exame com a máxima atenção e tempo suficiente, para avaliar estruturas de interesse para a sua atuação, com uma completa varredura de todos os setores, ortorradial (Fig. 1 e 2) onde é possível localizar a região anterior, media e posterior da maxila; panorâmico (Fig. 3 e 4) e transaxial (Fig. 5 e 6). Essa análise nos permitirá avaliar a quantidade e densidade óssea da área edêntula e ainda a mensuração e instalação de implantes orais. Alem desses setores é possível observar na (Fig.7) os cortes axiais úteis na confecção de modelos esteriolitográficos. Na (Fig.8) é possível observar as reconstruções em 3D.

CONCLUSÃO:

A TC é um excelente método auxiliar de diagnóstico que nos fornece imagens reais. Todos esses dados fornecidos ao examinador possibilitam a medição das estruturas envolvidas para instalação de implantes com ou sem enxertos ósseos.

REFERÊNCIAS:

  1. Misch CE. Implantes Dentários Contemporâneos. Santos, 2000;
  2. Moreira CA. Diagnóstico por Imagem em Odontologia. Robe, 2000;
  3. Moscatiello RA, Moscatiello VAM, Moscatiello RM. Imaginologia.[apostilado]. São Paulo: Universidade Paulista; 2011.

Bem vindo aos alunos de 2011

Quinta turma de Especialização em Implantodontia da Universidade Paulista UNIP

Quinta turma de Especialização em Implantodontia da Universidade Paulista UNIP

Sejam bem vindos os alunos da quinta turma de Especialização em Implantodontia da Universidade Paulista UNIP que se iniciou em 2011. Parabéns a todos pela iniciativa, pelo anseio  de se manter atualizado e pela busca da diferenciação com norte na excelência da prática clínica.