Tomografia Computadorizada em Implantodontia

AUTORES: Betarelli HA, Gallego SEM, Ytihara NT, Moscatiello RM, Moscatiello RA

CONGRATULAÇÕES AOS AUTORES PELA PREMIAÇÃO DESTE PAINEL NO IN2011

OBJETIVO:

Mostrar os diferentes cortes tomográficos que nos possibilitam obter o maior número de informações do osso remanescente, para um perfeito diagnóstico.

INTRODUÇÃO:

O índice de sucesso em Implantodontia depende de um bom planejamento por parte do cirurgião dentista. Esse minucioso planejamento deve incluir uma anamnese detalhada, exame clínico e exames complementares laboratoriais e radiológicos. Dentre os exames laboratoriais radiológicos podemos destacar a tomografia computadorizada (TC) que é de suma importância para mensuração e definição do tamanho do implante. Antes de solicitar uma TC o profissional deve procurar tirar o máximo de informação que esse tipo de exame fornece.

MÉTODO:

O profissional deve fazer uma análise minuciosa do resultado do exame com a máxima atenção e tempo suficiente, para avaliar estruturas de interesse para a sua atuação, com uma completa varredura de todos os setores, ortorradial (Fig. 1 e 2) onde é possível localizar a região anterior, media e posterior da maxila; panorâmico (Fig. 3 e 4) e transaxial (Fig. 5 e 6). Essa análise nos permitirá avaliar a quantidade e densidade óssea da área edêntula e ainda a mensuração e instalação de implantes orais. Alem desses setores é possível observar na (Fig.7) os cortes axiais úteis na confecção de modelos esteriolitográficos. Na (Fig.8) é possível observar as reconstruções em 3D.

CONCLUSÃO:

A TC é um excelente método auxiliar de diagnóstico que nos fornece imagens reais. Todos esses dados fornecidos ao examinador possibilitam a medição das estruturas envolvidas para instalação de implantes com ou sem enxertos ósseos.

REFERÊNCIAS:

  1. Misch CE. Implantes Dentários Contemporâneos. Santos, 2000;
  2. Moreira CA. Diagnóstico por Imagem em Odontologia. Robe, 2000;
  3. Moscatiello RA, Moscatiello VAM, Moscatiello RM. Imaginologia.[apostilado]. São Paulo: Universidade Paulista; 2011.

Aula de Implantodontia com o Professor Gerson Araújo Noro

Prof. Gerson Araújo Noro – Pós-graduado Lato-Sensu e Especialista em Implantodontia pela UCCB/SP; Mestrando em Implantodontia pelo CPO SL Mandic – Campinas/SP; Coordenador Adjunto em Curso de Atualização em Implantodontia no IOP/SP; Professor Assistente em Curso de Mestrado em Implantodontia no CPO SL Mandic – Campinas/SP.
Aula com o professor convidado Gerson Araújo Noro sobre Carga Imediata

Aula com o professor convidado Gerson Araújo Noro sobre Carga Imediata

Foi uma ótima aula onde pudemos discutir diversos temas acerca dos tratamentos de Implantodontia em carga imediata, dos planejamentos mais sofisticados aos mais simples, um panorama de todas as possibilidades entremeado pelos conceitos científicos que fundamentam cada uma das técnicas apresentadas. Possibilitou a recordação e a descoberta de vários conceitos e dicas práticas muito úteis para aqueles que pretender praticar no seu dia a dia uma Implantodontia de ponta e estar aberto a todas as possibilidades.

Panorama geral da Implantodontia e o sistema Neodent com o Prof. Edmilson Bersani

Aula com o convidado Prof. Edmilson Bersani

Aula com o convidado Prof. Edmilson Bersani tema: Panorama geral da Implantodontia e o sistema Neodent

O Professor Edmilson Bersani é Graduado pela Unesp – Araraquara; Especialista em Implantodontia pela APCD – PROFIS Centrinho, Bauru; Mestre em Reabilitação Oral pela USP – Ribeirão Preto; Professor do curso de Especialização da RM/Uningá – Campinas. Consultor científico da Neodent.

Na última quarta-feira tivemos aula com o convidado professor Edmilson Bersani com o tema Panorama geral da Implantodontia e o sistema Neodent. Foi uma conversa aberta e sincera sobre a Implantodontia que praticamos diariamente em nossas clínicas, onde os alunos participaram ativamente discutindo os temas apresentados. Foi sem dúvida uma honra e uma grande contribuição que nos despertou o espírito crítico sobre a Implantodontia que praticamos e a Implantodontia que podemos praticar.

Bem vindo aos alunos de 2011

Quinta turma de Especialização em Implantodontia da Universidade Paulista UNIP

Quinta turma de Especialização em Implantodontia da Universidade Paulista UNIP

Sejam bem vindos os alunos da quinta turma de Especialização em Implantodontia da Universidade Paulista UNIP que se iniciou em 2011. Parabéns a todos pela iniciativa, pelo anseio  de se manter atualizado e pela busca da diferenciação com norte na excelência da prática clínica.

Carga imediata em maxila e mandíbula

Apresentação da monografia de Rogério Leandro de M. Granata dia 27/09/2010 14hs, para obtenção do título de Especialista em Implantodontia pelo Curso de Pós-Graduação em Implantodontia. Sessão aberta ao público.

Apresentação da monografia de Rogério Leandro de M. Granata dia 17/01/2010 14hs, para obtenção do título de Especialista em Implantodontia pelo Curso de Pós-Graduação em Implantodontia. Sessão aberta ao público.

Título: Carga imediata em próteses totais de maxila e mandíbula
Orientadora: Maria Dalva Amim dos Santos
Co-orientadores: Rafael A. Moscatiello e Dalva Maria Rocha
Convidados: Márcio Massaru Nakao e Rafael Muglia Moscatiello

Local: Universidade Paulista UNIP Campus Indianópolis. Av. José Maria Whitaker 320 Vl Mariana São Paulo SP

Voltar para Implantodontia.Blog.Br

Fim de ano na Conexão

Equipe e Turmas 3 e 4 de Especialização em Implantodontia da UNIP

Equipe e Turmas 3 e 4 de Especialização em Implantodontia da UNIP

Turma 3 de Especialização em Implantodontia da UNIP

Turma 3 de Especialização em Implantodontia da UNIP De cima para baixo e da esquerda para a direita: Guto, Prof Nélida, Fernando, Luciana, Hugo, Maria Claudia, Claudia e Claudia

Turma 4 de Especialização em Implantodontia da UNIP. De cima para baixo e da esquerda para a direita: Caio, Victor, Daniel, Leo, Nilton, Nilton, Eduardo, Rita, Odila, Sandra e Maria Luiza

Turma 4 de Especialização em Implantodontia da UNIP. De cima para baixo e da esquerda para a direita: Caio, Victor, Daniel, Leo, Nilton, Nilton, Eduardo, Rita, Odila, Sandra e Maria Luiza

Palestra do Professor José Marcio do Amaral sobre o Slice Guide

Palestra do Professor José Marcio do Amaral sobre o Slice Guide

Churrasco de fim de ano nas dependências da Conexão em Arujá São Paulo

Churrasco de fim de ano nas dependências da Conexão em Arujá São Paulo

Técnica de Implantodontia All on Four Standard

Fernando Alfredo Azevedo

A evolução e o aprimoramento das técnicas de reabilitação oral têm permitido melhor qualidade de vida aos pacientes em um curto período nos dias de hoje, porque a exigência do paciente está voltada, também, para o tempo de tratamento(1).

Para conseguir a osseointegração, um protocolo clássico deveria ser seguido, onde um período de cicatrização de três a seis meses livres de carga seria observado, até a confecção das próteses. Com a consolidação da técnica de dois estágios, e atendendo á solicitação dos pacientes, que muitas vezes não aceitavam usar próteses provisórias no período da osseointegração dos implantes, os tratamentos passaram a ser feitos em um único estágio cirúrgico, com as próteses instaladas em função, poucos dias após a cirurgia(2) .

Com a variação deste protocolo ocorreu o surgimento das chamadas “cargas imediatas”, caracterizadas pelo fato da reabilitação protética iniciar-se, logo após a instalação dos implantes(3).

É importante ressaltar que, para o sucesso da aplicação de carga imediata é essencial atingir a estabilidade primária, já que a retenção mecânica precede os processos de formação óssea(4).

Malo e colaboradores criaram um conceito no qual, as próteses totais parafusadas são instaladas sobre quatro implantes, sendo dois inclinados e dois retos, imediatamente após a cirurgia. Esta técnica, descrita primeiramente para a mandíbula e posteriormente para maxila, recebeu o nome de All-on-4, (5)

Na mandíbula, a inclinação dos implantes distais entre 30 e 45 permite o uso de implantes mais longos, o que favorece uma boa estabilidade primária do implante sem interferir com o forame mentual ou o nervo alveolar inferior. A utilização de implantes inclinados na maxila, rente á parede anterior do seio maxilar, permite evitar cirurgias de enxertia do seio maxilar. (6)

O conceito All-on-4 tem como objetivo a satisfação e o conforto dos pacientes, sendo que apresenta como vantagens: não ter a necessidade de realização de enxertia óssea, como por exemplo, a cirurgia de levantamento de assoalho de seio maxilar; diminuição de custos, uma vez que são colocados apenas 4 implantes, ao invés de um número maior; instalação imediata de uma prótese fixa (provisória ou definitiva), não debilitando o paciente como em uma enxertia óssea, que tornaria necessária a não utilização de próteses por um determinado período; mais facilidade para higenização, pela presença de menor número de implantes. (7)

A técnica All-on-4 foi desenvolvida para maximizar a utilização do osso disponível e, para permitir a reabilitação do paciente em carga imediata. (6)

  1. Luiz Eduardo Marques Padovan, Eduardo Antonio Ayub, José Gimar Batista, Geninho Thomé,  Marcelo Salles Munerato.(Rev.ABO Nac.Neopronto R: um novo protocolo para reabilitação oral com implantes em carga imediata na mandíbula. Relato de caso)
  2. Alexandre Augusto Ferreira de Souza, Leonardo Vaz Crisóstomo de Castro.(ImplantNews Carga imediata simultânea em maxila e mandíbula)
  3. Oscar Luiz Mosele Junior, Diego dos Santos Peres, Ricardo Pettengill Filho, Oscar Luiz Mosele, Fernando Esgaib kayatt, Adolfo Embacher Filho.(ImplantNews Avaliação clinica da técnica de carga imediata com prótese fixas implanto-suportadas em pacientes com mandíbulas totalmente êdentulas)
  4. Paulo Sergio Zaidan Maluf (Ver. Brás, Implant Implantes de Corpo único para carga imediata)
  5. Geninho Thomé, Ana Cláudia Moreira Melo, Sergio Rocha Bernades, Caio Hermann, Marilia Compagnoni Maritns, Ana Paula Farnezi Bass (implatNews Carga Imediata em implantodontia- consideraçoes gerais)

Voltar para Implantodontia.Blog.Br

Fundamentos da carga imediata

Apresentação da monografia Newton do Carmo Fuso dia 14/09/2011 14hs, para obtenção do título de Especialista em Implantodontia pelo Curso de Pós-Graduação em Implantodontia. Sessão aberta ao público.

Tema: Fundamentos da carga imediata: Introdução ao conceito, fundamentos técnicos e biológicos

Orientador: Rafael Andrade Moscatiello
Co-orientador: Luiz Antonio da Silva Sousa
Prévia: 03/08/2011
Banca: Luiz Fernando Squiavo e Marcio Masaru Nakao
Local: Universidade Paulista UNIP Campus Indianópolis. Av. José Maria Whitaker 320 Vl Mariana São Paulo SP

Voltar para Implantodontia.Blog.Br

Diagnóstico por Imagem e a cirurgia guiada

Apresentação da monografia de Rita Maria Portugal de Almeida dia 21/09/2011 14hs, para obtenção do título de Especialista em Implantodontia pelo Curso de Pós-Graduação em Implantodontia. Sessão aberta ao público.

Tema: Diagnóstico por Imagem e a cirurgia guiada

Orientador: Rafael Muglia Moscatiello
Co-orientador: Luiz Antonio da Silva Sousa
Prévia: 03/08/2011
Banca: Vitoria Aparecida Muglia Moscatiello e Rafael Andrade Moscatiello
Local: Universidade Paulista UNIP Campus Indianópolis. Av. José Maria Whitaker 320 Vl Mariana São Paulo SP

Voltar para Implantodontia.Blog.Br

Oclusão em carga imediata

Apresentação da monografia de Odila Vitoria Rocha da Costa dia 28/09/2011 14hs, para obtenção do título de Especialista em Implantodontia pelo Curso de Pós-Graduação em Implantodontia. Sessão aberta ao público.

Tema: Oclusão em carga imediata: Variações e técnicas

Orientador: Rafael Muglia Moscatiello
Co-orientador: Marcio Masaru Nakao
Prévia: 10/08/2011
Banca: José Tadeu Tesseroli de Siqueira e Rafael Andrade Moscatiello

Local: Universidade Paulista UNIP Campus Indianópolis. Av. José Maria Whitaker 320 Vl Mariana São Paulo SP

Voltar para Implantodontia.Blog.Br

Estética em carga imediata e Planejamento

Apresentação da monografia de Victor Ken Yamashita Sato dia 05/10/2011 14hs, para obtenção do título de Especialista em Implantodontia pelo Curso de Pós-Graduação em Implantodontia. Sessão aberta ao público.

Tema: Estética em carga imediata e Planejamento

Orientador: Luiz Antonio da Silva Sousa
Co-orientador: Rafael Muglia Moscatiello
Prévia: 10/08/2011
Banca: Ângela Aguiar Goto e Rafael Andrade Moscatiello
Local: Universidade Paulista UNIP Campus Indianópolis. Av. José Maria Whitaker 320 Vl Mariana São Paulo SP

Voltar para Implantodontia.Blog.Br

Carga Imediata em dentes unitários

Apresentação da monografia de Eduardo Casella Moyses dia 19/10/2011 14hs, para obtenção do título de Especialista em Implantodontia pelo Curso de Pós-Graduação em Implantodontia. Sessão aberta ao público.

Tema: Carga Imediata em dentes unitários: Indicações protocolos e dificuldades

Orientador: Luiz Antonio da Silva Sousa
Co-orientador: Rafael Andrade Moscatiello
Prévia: 17/08/2011
Banca: Cassius Farina e Marcio Masaru Nakao
Local: Universidade Paulista UNIP Campus Indianópolis. Av. José Maria Whitaker 320 Vl Mariana São Paulo SP

Voltar para Implantodontia.Blog.Br

Carga imediata em edêntulos parciais

Apresentação da monografia de Daniel Roberto Fernandes dia 26/10/2011 14hs, para obtenção do título de Especialista em Implantodontia pelo Curso de Pós-Graduação em Implantodontia. Sessão aberta ao público.

Tema: Carga imediata em edêntulos parciais:
Indicações protocolos e dificuldades
Orientador: Luiz Antonio da Silva Sousa
Co-orientador: Marcio Masaru Nakao
Banca: Roberto Hiroshi Matsui e Rafael Andrade Moscatiello
Prévia: 17/08/2011
Local: Universidade Paulista UNIP Campus Indianópolis. Av. José Maria Whitaker 320 Vl Mariana São Paulo SP

Voltar para Implantodontia.Blog.Br

Carga Imediata em edêntulos totais de mandíbula

Apresentação da monografia de Leonardo Henrique Gonçalves dia 09/11/2011 14hs, para obtenção do título de Especialista em Implantodontia pelo Curso de Pós-Graduação em Implantodontia. Sessão aberta ao público.

Tema: Carga Imediata em edêntulos totais de mandíbula:
Protocolo, All on Four, Prótese Fixa, Removível

Orientador: Marcio Masaru Nakao
Co-orientador: Rafael Andrade Moscatiello
Prévia: 24/08/2011
Banca: André Luis Moura e Luis Antonio da Silva Sousa
Local: Universidade Paulista UNIP Campus Indianópolis. Av. José Maria Whitaker 320 Vl Mariana São Paulo SP

Voltar para Implantodontia.Blog.Br

Carga Imediata em edêntulos de maxila

Apresentação da monografia de Maria Luiza Perinazzo dia 16/11/2011 14hs, para obtenção do título de Especialista em Implantodontia pelo Curso de Pós-Graduação em Implantodontia. Sessão aberta ao público.

Tema: Carga Imediata em edêntulos de maxila:
Protocolo, Zigomático, All on Four, Prótese Fixa

Orientador: Marcio Masaru Nakao
Co-orientador: Luiz Antonio da Silva Sousa
Prévia: 24/08/2011
Banca: Liana Campos Santana e Rafael Andrade Moscatiello
Local: Universidade Paulista UNIP Campus Indianópolis. Av. José Maria Whitaker 320 Vl Mariana São Paulo SP

Voltar para Implantodontia.Blog.Br

Fatores de risco em carga imediata

Apresentação da monografia de Caio Fellipe Gomes Lima
dia 23/11/2011 14hs, para obtenção do título de Especialista em Implantodontia pelo Curso de Pós-Graduação em Implantodontia. Sessão aberta ao público.

Tema: Fatores de risco em carga imediata
Orientador: Rafael Muglia Moscatiello
Co-orientador: Rafael Andrade Moscatiello
Prévia: 31/08/2011
Banca: Maria Dalva Amim dos Santos e Luis Antonio da Silva Sousa
Local: Universidade Paulista UNIP Campus Indianópolis. Av. José Maria Whitaker 320 Vl Mariana São Paulo SP

Voltar para Implantodontia.Blog.Br

Prótese implantossuportada em carga imediata

Apresentação da monografia de Sandra Christina Sales de Oliveira Deodato dia 30/11/2011 14hs, para obtenção do título de Especialista em Implantodontia pelo Curso de Pós-Graduação em Implantodontia. Sessão aberta ao público.

Tema: Prótese implantossuportada em carga imediata:
Protocolos, biomecânica e passividade

Orientador: Rafael Andrade Moscatiello
Co-orientador: Rafael Muglia Moscatiello
Prévia: 31/08/2011
Banca: José Theodoro Pinto. Osvaldo da Silva Junior.
Local: Universidade Paulista UNIP Campus Indianópolis. Av. José Maria Whitaker 320 Vl Mariana São Paulo SP

Voltar para Implantodontia.Blog.Br

Mini-implante como recurso de ancoragem intrabucal

Dr Regis Rossi

A dificuldade do Ortodontista em se obter um meio de ancoragem eficiente sem o uso de uma aparatologia complexa ou apoios dentários, é o que motivou a busca por pontos rígidos de fixação intraoral. Há décadas buscou-se esta fixação rígida por meio de implantes, mas sendo esta forma dispendiosa e demorada devido à espera pela osseointegração, a necessidade de obter-se um método alternativo tornou-se fundamental. Com o surgimento dos mini-implantes, obtiveram-se os resultados de ancoragem temporária de forma prática e eficiente, com baixo custo, podendo ser instalado em vários sítios ósseos bucais, e, ainda, ser ativado imediatamente ou após o período de cicatrização inicial da mucosa à qual reveste o osso onde foi instalado. O trabalho tem como objetivo avaliar por meio de revisão da literatura, a utilização de mini-implantes em diferentes regiões como ancoragem ortodôntica, avaliando as vantagens e desvantagens; a magnitude de forças aplicadas; os melhores sítios de instalação e os movimentos ortodônticos possíveis.

Conclui-se que os mini-implantes têm como vantagem ser eficiente e de baixo custo, ter boa praticidade, possibilitar menor colaboração do paciente, reduzir o tempo de tratamento, ser de instalação e remoção simplificada, ser de baixa morbidade, e possibilitar instalação em diversos sítios ósseos.

Podemos citar entre suas desvantagens: a possibilidade de fratura relacionada a seu pequeno diâmetro, cuidados com estruturas anatômicas vizinhas e predisposição ao desenvolvimento de mucosite relacionada a má-higiene oral.

Em relação à magnitude de forças conclui-se que os mini-implantes suportam facilmente as forças ortodônticas comumente utilizadas, que são variáveis dependendo do movimento necessário podendo suportar até 44,54N, força muito superior ao preconizado em qualquer tipo de movimentação.

Há inúmeros bons sítios de instalação de mini-implantes, dependendo de um correto planejamento clínico e radiográfico sendo que diversos pesquisadores corroboram com a assertiva que a mucosa queratinizada é a mais indicada para a inserção destes dispositivos.

Dentre os possíveis movimentos ortodônticos com o auxílio do mini-implante podemos intruir, extruir, corrigir assimetrias dentárias, mesializar, distalizar, retrair grupos anteriores e posteriores e inclinar dentes.

Voltar para Implantodontia.Blog.Br

Palestra sobre os Biomateriais da Geistlich Pharma

Palestra do Dr. Luís Marcelo Calderero da Geistlich Pharma do Brasil

Palestra do Dr. Luís Marcelo Calderero da Geistlich Pharma do Brasil

Durante a visita do Dr. Luís Marcelo Calderero ao Curso de Especialização em Implantodontia da UNIP pudemos analisar e discutir as características de um dos biomateriais mais documentados na literatura internacional o Bio-Oss® e o Bio-Gide® da Geistlich Pharma do Brasil.

Planejamento Virtual na Implantodontia

 

Apresentação da monografia de Andréa Chamilete Rocco dia 30/08/2010 14hs, para obtenção do título de Especialista em Implantodontia pelo Curso de Pós-Graduação em Implantodontia. Sessão aberta ao público.

Apresentação da monografia de Andréa Chamilete Rocco dia 30/08/2010 14hs, para obtenção do título de Especialista em Implantodontia pelo Curso de Pós-Graduação em Implantodontia. Sessão aberta ao público.

Título: Planejamento Virtual na Implantodontia. 
Orientador: Daldy Endo Marques
Co-orientadores: Rafael A. Moscatiello e Vitoria A. Muglia Moscatiello
Convidados: Arthur Georg Schimidt e Rafael Muglia Moscatiello

Local: Universidade Paulista UNIP Campus Indianópolis. Av. José Maria Whitaker 320 Vl Mariana São Paulo SP

Voltar para Implantodontia.Blog.Br