Eventos da Implantodontia em 2012 e 2013

  • IN 2013 – Latin American Osseointegration Congress 25 a 28 de Setembro de 2013 São Paulo SP BR

1° Fórum sobre Blogs e Mídias Sociais na Odontologia

Tema do Fórum: “Como as Redes Sociais e os Blogs de Odontologia podem ajudar o Cirurgião-Dentista e a Odontologia?”

1° Fórum sobre Blogs e Mídias Sociais na Odontologia

"1° Fórum sobre Blogs e Mídias Sociais na Odontologia" Tema do Fórum: "Como as Redes Sociais e os Blogs de Odontologia podem ajudar o Cirurgião-Dentista e a Odontologia?"

 

Estaremos presentes  no evento. Parabéns aos idealizadores pela iniciativa pioneira.

Ministradores: Luiz Rodolfo May dos Santos – Blog DicasOdonto
Fabrício Figueiredo Mendes – Blog Vida de Dentista
Juliana Lemes – Blog Odontodivas
Data: 28/01/12
Horário: das 9h às 11h
Página do evento: http://www.ciosp.com.br/forum.php

Maior evento internacional da Implantodontia no Brasil: IN 2011

“A melhor prática da Osseointegração promovendo um avanço na qualidade de vida de pacientes de todas as camadas sociais”.
Prof. Dr. P-I Brånemark,
Presidente de Honra

Latin American Osseointegration CongressPode riscar a agenda do dia 02 ao 05 de julho porque o que não vai faltar é atividade importante e interessante para que gosta da Implantodontia

Cursos de imersão e Conferências internacionais e nacionais  •  Mesas-redondas “consensus”  •  Corporate Session (palestras, workshops e hands-on oferecidos por empresas) • ExpoIN

Confira a programação

I SIN Expert Meeting

 

Muito acima do esperado: Um evento de Implantodontia altamente científico, com grandes convidados, uma programação muito interessante e inteligentemente bem distribuída.

Dra Martha Penna Presidente da SIN Sistema de Implantes. Abertura do I SIN Expert Meeting.

Dra Martha Penna Presidente da SIN Sistema de Implantes. Abertura do I SIN Expert Meeting.

Quem pensou que seria mais um evento comercial se enganou. Pode-se notar que os palestrantes tiveram “carta branca” em suas apresentações para defender de forma independente seus pontos de vista e apresentar suas experiências com a Implantodontia não somente com os produtos da empresa, mas como também com qualquer outros.

A abertura foi realizada pela Dra Martha Penna Presidente da SIN Sistema de Implantes que posicionou as ações estratégicas da empresa no mercado da Implantodontia nacional.

 

Dr. Georgios Romanos, da Universidade de Rochester (NY, EUA)

Dr. Georgios Romanos, da Universidade de Rochester (NY, EUA)

 

Dr. Georgios Romanos, da Universidade de Rochester (NY, EUA) demonstrou sua ampla experiência clínica e científica na Implantodontia com carga imediata, implantes cone morse e platform switching.

 
O Dr Ariel Lenharo fundador da SIN

O Dr Ariel Lenharo fundador da SIN

O Dr Ariel Lenharo fundador da empresa apresentou Desmistificando as Conexões Protéticas; um rápido histórico da evolução da Implantodontia dos componentes protéticos e deu ênfase ao cone morse e platform switching apresentando por fim o novo implante.

A Dra Laura G. Pagliuso Paleckis com o título Biomaterial: Uma Alternativa Segura em Enxertos? deu uma completa revisão sobre os tipos de biomateriais, posicionando os principais representantes de cada categoria e demonstrando sua experiência e estudos com a biocerâmica Beta-TCP o CERASORB® e seus usos em Implantodontia.

O Dr Dario Adolfi apresentou o Protocolo Anátomo-Funcional nas Reabilitações Totais apresentando seu checklist da busca do ideal de exigência estética/funcional dos tratamentos envolvendo Implantodontia.

O Dr. Julio Cesar Joly, Reconstrução Tecidual Estética; Demostrou os quesitos para a obtenção da excelência estética na Implantodontia dos implantes aos tecidos perimplantares.

Dr Paulo Guilherme Coelho da Universidade de Nova York (NY, EUA) A Interface da Macro e Micro Estrutura no Processo de Cicatrização e Recuperação Óssea deu grande ênfase ao quanto o design do implante e a técnica cirúrgica pode influenciar no reparo ósseo.

Dr. Waldemar Daudt Polido (RS): Estabilidade Tecidual ao Redor dos Implantes

Dr. Waldemar Daudt Polido (RS): Estabilidade Tecidual ao Redor dos Implantes

Dr. Waldemar Daudt Polido (RS): Estabilidade Tecidual ao Redor dos Implantes deu grande ênfase à complexidade dos implantes pós exodontias. 

Dr. Fernando Pastor  Excelência Estética em Próteses sobre Dentes; demonstrando o quanto os conhecimentos da prótese fixa podem ser úteis aos planejamentos de estética complexa envolvendo Implantodontia.

Dr Antônio Vicente Souza Pinto, com o tema Plataforma Switching: Ciência e Clínica; Demonstrando a importância do profissional, do conhecimento da técnica, planejamento e execução da Implantodontia, do sistema de implantes e do entendimento das necessidades do paciente.

5ª Turma de Especialização em Implantodontia no I SIN Expert Meeting

5ª Turma de Especialização em Implantodontia no I SIN Expert Meeting

Turma de Especialização em Implantodontia da UNIP no I SIN Expert Meeting

Turma de Especialização em Implantodontia da UNIP no I SIN Expert Meeting

Agradecemos a grande oportunidade e parabenizamos pelo ótimo evento científico e excepcional recepção. Já estamos ansiosos pela próxima edição.

Per-Ingvar Brånemark, pai da Implantodontia moderna, vencedor do Prêmio de Inventor Europeu

O professor Brånemark foi premiado pela categoria “Dedicação de uma Vida”

P-I Branemark pai da Implantodontia Moderna

P-I Branemark pai da Implantodontia Moderna

O prêmio da Agência Europeia de Patentes (EPO) desde 2006 premia inventores em cinco categorias: Industria, Pesquisa, Pequenas e Médias Empresas,  Países não Europeus e Dedicação de uma Vida e será apresentado dia 19 de maio em Budapeste.

O professor  Per-Ingvar Brånemark é um dos pioneiros da osseointegração, tendo iniciado a desenvolver o método em meados dos anos 60 vem se dedicando até hoje a sua pesquisa e desenvolvimento. Ele descobriu que o titânio não é rejeitado pelo organismo e que pode se integrar aos tecidos resultando em uma ancoragem ótima para próteses.  As fixações em titânio que inicialmente foram utilizadas para implantes dentários, se espalharam pelo mundo e são atualmente usadas também para próteses faciais e outras partes do corpo como pernas, braços ou para ancorar dispositivos auditivos.

O método do professor Brånemark possibilitou a previsibilidade dos tratamentos com implantes, com índices de sucesso extremamente seguros, com largo embasamento científico e vem sendo praticado cada vez mais.

Valeu a pena toda a torcida. Para nós que trabalhamos diariamente usando sua filosofia, suas técnicas e os materiais desenvolvidos por ele e os incontáveis pacientes beneficiados, qualquer prêmio é pouco para exprimir a gratidão que temos pelo nosso guru.

Em sua categoria concorreram os ilustres Blanka Říhová (República Tcheca) pela terapia com polímeros sintéticos usados no combate ao câncer e Emmanuel Desurvire (França) pelo método operacional de amplificadores óticos que possibilitou a transferência rápida de dados a longas distâncias.

Veja mais sobre a premiação em:
http://www.epo.org/news-issues/european-inventor/finalists/2011/branemark.html

Geistlich e a Reconstrução tecidual estética na Implantodontia

Curso “Reconstrução Tecidual Estética” ministrado pelo Prof. Dr. Julio Cesar Joly promovido pela Geistlich Pharma Biomateriais na Associação Cultura Inglesa de São Paulo

Joly JC– Mestre e Doutor em Clínica Odontológica na Área de Periodontia FOP/Unicamp – Piracicaba
– Coordenador do Curso Avançado de Reconstrução
Tecidual em Áreas Estéticas – CETAO – S.P.
– Coordenador científico do ImplantePerio – S.P.
– Autor do livro Reconstrução Tecidual Estética

O Professor Joly demonstrou a necessidade de se assumir um protocolo terapêutico único e respeitá-lo sempre, a não ser quando por força de necessidades individuais se exijam exceções. Assim o planejamento protético cirúrgico e devidas decisões clínicas devem ser regidas tendo-se em mente os possíveis benefícios Operacionais, Biológicos e Estéticos.

A terapia com implantes deve ser guiada por considerações protéticas e não pela crista óssea disponível. Desta forma o posicionamento tridimensional é inegociável.

A terapia com implantes deve ser guiada por considerações protéticas e não pela crista óssea disponível. Desta forma o posicionamento tridimensional é inegociável.

Para que seja possível usar o protocolo único, divide sua casuística de reposições dentárias e reabilitações com implantes em 3 possíveis categorias de intervenções:

 1) Preservação Alveolar:

Minimizar a reabsorção óssea iminente do processo alveolar, principalmente da tábua vestibular.

  • REGRA INTERESSANTE: Defeitos verticalmente maiores que 5mm, que ultrapassem 1/3 do volume mesio distal ou atinjam a parede palatina contra-indicam o implante imediato.
  • Lembrar dos benefícios da exodontia minimamente traumática e sem retalho
  • Conhecer diferentes protocolos reconstrutivos
  • O uso do Bio-Oss, por apresentar lenta reabsorção, retarda a reparação alveolar, e é por isso mesmo que pode preservar o volume ósseo, permitindo sua estabilidade de contorno e a previsibilidade estética do caso. 

2) Implantes Imediatos:

  • São técnicas bastante sensíveis, de difícil execução. Quando mal indicadas ou executadas podem gerar problemas estéticos e funcionais.
  • Quando bem conduzida, a técnica de temporização imediata de implantes em alvéolos dentários pode ajudar a preservar o osso alveolar.    
  • Após o implante imediato, independentemente do tamanho do gap entre o implante e o osso alveolar(diástase) é indicado o preenchimento com matriz inorgânica óssea bovina para realizar uma “blindagem”.

3) Rebordo Cicatrizado com Limitado Volume Tecidual

  • Abordagem reconstrutiva prévia
  • Abordagem reconstrutiva simultânea: Osso autógeno para ficar em contato com o implante é dispensável, o biomaterial não já que deve cumprir sua função de blingadem do volume e contorno
  • Abordagens na reabertura ou tardia são mais limitadas

Todo o curso foi permeado de lindas imagens, presentes em seu livro, que agora está sendo traduzido para várias línguas. Apresentou casos ilustrativos de cada um dos tipos de abordagens e diferentes técnicas envolvendo planejamento multidisciplinar, técnicas de enxertos moles e duros, exodontias minimamente traumáticas, exodontia ortodôntica, carga imediata ou não dentre outras.

Foi sem dúvida uma grande oportunidade de expandir nossos horizontes na busca incessante pelo refinamento técnico e compreensão científica não só do que é possível mas daquilo que é reprodutível. Recomendo a todos.

Para saber mais sobre o grupo ImplantePerio http://www.implanteperio.com.br/ e sobre os biomateriais da Geistlich: www.geistlich.com.br

Neodent firma parceria para biomateriais

Em breve mais uma opção para substitutos ósseos em Implantodontia, Periodontia e Cirurgia no Brasil

 Biomatlante, fornecedora de biomateriais para a nova linha Neobone da Neodent

Biomatlante, fornecedora de biomateriais para a nova linha Neobone da Neodent

Durante o International Dental Show IDS 2011, que é a feira comercial mais importante do mundo, realizado na Alemanha, o Dr. Geninho Tomé lider da Neodent recebeu no estande da empresa a Sra. Chantal Gobin da Biomatlante da França e firmou parceria para fornecimento de substitutos ósseos sintéticos.

Os produtos da Biomatlante são cerâmicas bifásicas compostas de Hydroxiapatita (HA) e β Trifosfato de Cálcio (β-TCP) em diversas apresentações. O produto se chamará no Brasil de Neobone.

Alguns produtos da Biomatlante, estabelecida em 1995, tem sido estudados por mais de 25 anos e tem uma extensa casuística e documentação científica.

http://www.biomatlante.com

CVD na Implantodontia: Palestras no Congressão

Faça o download da apresentação no formato PDF
Necessita Adobe Reader para visualização.

Convite para as palestras da CVDentus no Congresso do Centenário da APCD. Dias 31/01 e 01/02 haverá palestra do Prof. Rafael M. Moscatiello com o tema: Osteotomia piezocirurgica para elevação do seio maxilar.

Convite para as palestras da CVDentus no Congresso do Centenário da APCD. Dias 31/01 e 01/02 haverá palestra do Prof. Rafael M. Moscatiello com o tema: Osteotomia piezocirurgica para elevação do seio maxilar.

Clique aqui para visualizar o convite no formato PDF (Adobe Reader)

Eventos da Implantodontia em 2011 e 2012

JANEIRO

FEVEREIRO

MARÇO

ABRIL

MAIO

  • Piezoelectric Bone Surgery International Symposium 05 a 07 de maio de 2010 Lugano Suiça
  • 3rd International Jan Lindhe Symposium 6 e 7 de maio de 2011 Gotemburgo Suécia
  • 360° Implantology MIS Global Conference 19 a 21 de maio de 2011 Cancun
  • I SIN Expert Meeting 20 de maio de 2011 São Paulo SP
  • Congresso da SFMBCB Sociedade Francesa de Medicina Bucal e Cirurgia Bucal 19 a 21 de maio de 2011 Nantes França
  • Odonto Brasil (Hospitalar) Feira Internacional de Produtos, Equipamentos, Serviços e Tecnologia para Odontologia 24 a 27 de maio de 2011 São Paulo SP Brasil
  • Congresso Brasileiro de Peridontologia 25 a 28 de maio de 2011, Salvador Bahia Brasil
  • XLV reunião anual da SEPA Sociedade Espanhola de Periodontia e Osseointegração 26 a 28 de maio de 2011 Oviedo Espanha
  • Encontro Anual da CAOMS Assosciação Canadense de Cirurgiões Buco Maxilo Faciais 29 de maio a 01 de junho de 2011 Quebec Canadá

JUNHO

JULHO

AGOSTO

SETEMBRO

  • 1º Congresso Internacional e Odontologia da ABO – São Paulo 04 a 06 de setembro de 2011 São Paulo SP Brasil
  • 1º Meeting Sulmatogrossense de Implantodontia
  • 09 e 10 de setembro de 2011 Campo Grande MS Brasil
  • AAOMS 93rd Annual Meeting 12 a 17 de setembro de 2011 Philadelphia PA EUA
  • FDI World Dental Congress 14 a 17 de setembro de 2011 – Cidade do México
  • Workshop Intra-Lock on board 16 de setembro de 2011 – Rio de Janeiro Brasil
  • Congresso da Sociedade Alemã de Implantologia Oral DGOI 15a 17 de setembro de 2010 Munique Alemanha
  • IX Congresso Nacional da SECIB Sociedade Espanhola de Cirurgia Bucal 29 de setembro a 01 de outubro de 2011 Zaragoza Espanha

OUTUBRO

NOVEMBRO

DEZEMBRO

>>> Eventos de 2012 em novo post <<<

Voltar para Implantodontia.Blog.Br

European Symposium 2012 BIOHORIZONS

Intra-Lock Internacional Workshop

“A palestra mais importante do ano, que vai alterar a maneira como entendemos a Implantodontia daqui pra frente”
Foi assim que o Prof. Daldy Endo Marques da equipe de Especialização em Implantodontia da UNIP classificou a experiência se referindo a palestra de Paulo Coelho pesquisador desenvolvedor do implante Blossom da Intra-Lock.
Prof. Dr. Rafael Moscatiello, Prof. Dr. Aziz Constantino e o PhD em Ciências e Biomateriais Paulo Coelho

Prof. Dr. Rafael Moscatiello, Prof. Dr. Aziz Constantino e o PhD em Ciências e Biomateriais Paulo Coelho

Dra Claudia, Dr Rafael Moscatiello e Dra Juliana

Dra Claudia, Dr Rafael Moscatiello e Dra Juliana

 Bases científicas, habilidade e tecnologia: A chave para o sucesso na clínica implantológica.

Além da Prof. Aziz Constantino falando sobre biomateriais e apresentando o novo implante curto da Intra-Lock Short® com a tecnologia Blossom o evento contou com a presença de Maurice Valen (EUA)  falando sobre os 25 anos do Osteogen, Jamil Shibili (BRA) sobre a técnica de enxertia interposicional para aumento vertical de mandíbula posterior,  Paulo Coelho (EUA) sobre suas pesquisas a respeito das novas espiras empregadas para o refinamento das respostas biológicas, Segio Jayme (BRA) sobre planejamento e lateralização do nervo alveolar inferior e  José Virgilio (BRA) sobre os desafios da reabilitação com implantes.

Voltar para Implantodontia.Blog.Br

ExtraOral International Workshop

Equipe da UNIP participa do ExtraOral Internacional Workshop que ocorreu nos dias 22 e 23 de outubro de 2010 no Instituto Conexão Saúde, em Arujá - São Paulo, Brasil. O evento foi sensacional e contou com a apresentação de nosso mestre Prof. Dr. Luciano Lauria Dib da Universidade Paulista UNIP, importante ícone desta área da ciência, além de outros ilustres convidados. Foi uma oportunidade maravilhosa de confraternizar e compartilhar experiências com os participantes de toda América Latina. Durante as apresentações pudemos observar o que vem sendo feito em pesquisa nesta área além de observar a realidade dos principais centros de referência de nosso continente e do mundo. Os pesquisadores demonstraram também os caminhos a serem trilhados em um futuro próximo pelas tecnologias emergentes.

Equipe da UNIP participa do ExtraOral Internacional Workshop que ocorreu nos dias 22 e 23 de outubro de 2010 no Instituto Conexão Saúde, em Arujá - São Paulo, Brasil. O evento foi sensacional e contou com a apresentação de nosso mestre Prof. Dr. Luciano Lauria Dib da Universidade Paulista UNIP, importante ícone desta área da ciência, além de outros ilustres convidados. Foi uma oportunidade maravilhosa de confraternizar e compartilhar experiências com os participantes de toda América Latina. Durante as apresentações pudemos observar o que vem sendo feito em pesquisa nesta área além de observar a realidade dos principais centros de referência de nosso continente e do mundo. Os pesquisadores demonstraram também os caminhos a serem trilhados em um futuro próximo pelas tecnologias emergentes.

Voltar para Implantodontia.Blog.Br

Evento de pré lançamento do Implante Blossom™ da Intra-Lock

Equipe de Implantodontia da Universidade Paulista UNIP participa do evento de lançamento dos implantes da linha Blossom™ promovido pela Intra-Lock no Hotel Renaissance. Da esquerda para a direita os Professores Marcio Massaru Nakao, Luiz Antonio da Silva Sousa, Dalva Maria Rocha, Vitoria Aparecida Muglia Moscatiello, Rafael Moscatiello, Daldy Endo Marques e Aziz Constantino.

Equipe de Implantodontia da Universidade Paulista UNIP participa do evento de pré lançamento dos implantes da linha Blossom™ promovido pela Intra-Lock no Hotel Renaissance. Da esquerda para a direita os Professores Marcio Massaru Nakao, Luiz Antonio da Silva Sousa, Dalva Maria Rocha, Vitoria Aparecida Muglia Moscatiello, Rafael Moscatiello, Daldy Endo Marques e Aziz Constantino.

 Veja mais sobre o lançamento da linha Blossom

Voltar para Implantodontia.Blog.Br

Encontro de Mestres Conexão: Inovação na Implantodontia

7º encontro de mestres realizado Realizada entre 19 e 21 de agosto de 2010, em São Paulo (SP). A sétima edição do encontro contou com a presença de 1.200 profissionais e teve a coordenação do Prof. Dr. Oswaldo Massambani, da Agência USP de Inovação e Coordenação Científica Internacional; e do Prof. Dr. Giuseppe Cardaropolli, membro da Academia de Osseointegração Americana. Foi sem dúvida uma grande oportunidade de se atualizar no que vem sendo feito em pesquisa na área da Implantodontia nacional e Internacional. Simultaneamente foi realizada olimpíada científica onde pudemos ver um pouco do trabalho de nossos colegas com brilhantes apresentações e painéis científicos com premiações que chegaram a R$20.000,00 para apresentação oral e R$10.000,00 para o melhor painel. Certamente um grande incentivo a produção científica nacional.

7º encontro de mestres realizado Realizada entre 19 e 21 de agosto de 2010, em São Paulo (SP). A sétima edição do encontro contou com a presença de 1.200 profissionais e teve a coordenação do Prof. Dr. Oswaldo Massambani, da Agência USP de Inovação e Coordenação Científica Internacional; e do Prof. Dr. Giuseppe Cardaropolli, membro da Academia de Osseointegração Americana. Foi sem dúvida uma grande oportunidade de se atualizar no que vem sendo feito em pesquisa na área da Implantodontia nacional e internacional. Simultaneamente foi realizada olimpíada científica onde pudemos ver um pouco do trabalho de nossos colegas com brilhantes apresentações e painéis científicos com premiações que chegaram a R$20.000,00 para apresentação oral e R$10.000,00 para o melhor painel. Certamente um grande incentivo a produção científica nacional. Mal podemos esperar pela próxima edição.

Voltar para Implantodontia.Blog.Br

Equipe da UNIP visita a fabrica da SIN

Equipe da UNIP durante visita à fabrica da SIN Sistema de Implantes Nacional, na zona leste de São Paulo

Equipe da UNIP durante visita à fabrica da SIN Sistema de Implantes Nacional, na zona leste de São Paulo

Agradecemos a todos da SIN pela hospitalidade, pelo ótimo dia e pela oportunidade de ver toda a tecnologia empregada  no processo produtivo da linha de implantes, componentes, instrumentais e acessórios.

Voltar para Implantodontia.Blog.Br

Evento com Daniel Buser: Review

Evento no Brasil com Daniel Buser, presidente do ITI Internacional.

Tema – O novo implante Bone Level: critérios clínicos para o desenvolvimento e indicações atuais para o dia-a-dia da prática clínica.

São Paulo 5 de novembro de 2009

Dr. Daniel Buser

Professor e diretor do Departamento de Cirurgia Oral e Estomatologia e presidente executivo da Faculdade de Odontologia da Universidade de Berna, na Suíça. É ITI Fellow desde 1986 e membro de vários Comitês, mais recentemente, presidente das comissões de educação, exercendo inúmeras funções dentro da organização. Ele também é membro do Conselho de Administração e Presidente-eleito do ITI (International Team for Implantology).

Foi presidente de diversas associações acadêmicas, como a Associação Européia de Osseointegração (EAO), de 1996 à 97, Sociedade Suíça de Implantologia Oral (1999-2002) e da Sociedade Suíça de Cirurgia Oral e Estomatologia (2002-2007). Ele é membro do Conselho de Administração da Fundação Osteologia (2004) e é presidente da Fundação Suíça de Implantes.

Recebeu vários prêmios científicos de associações profissionais, como o prêmio André Schroeder (1995) pelo ITI, Osseointegration Research Award (1966 e 2007) pela Academia de Osseointegração, sócio honorário (1997) da Academia Americana de Periodontologia e o Daniel M. Laskin Award (1997) pela Associação Americana de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial.

Suas principais áreas de investigação científica são relacionadas a regeneração óssea ao redor de implantes, tecnologia aplicada a superfícies de implantes e regeneração óssea guiada. Ele é autor e co-autor de mais de 200 publicações.

Continuar lendo