Implantes Cone Morse

AUTORES: Danielle Yasmin de Moraes e Renata de Paula Machado Rebuffo
CO-AUTORES: Rafael A. Moscatiello (orientador), Daldy Marques, Dalva Rocha e Vitoria A. M. Moscatiello

 O “Cone Morse” consiste numa estrutura composta por um cone fêmea e um cone macho. Pelo atrito existente entre essas duas superfícies e uma pressão existente por meio da força de inserção ocorre a fixação desses dois componentes, que permanecem unidos mesmo quando essa força de inserção cessa (1). O mesmo pode acontecer quando dois copos cônicos encaixam-se um no outro.

Apresenta ótima estabilidade primária podendo ser utilizado tanto em implantes de carga mediata, quanto imediata. Tem formato levemente cônico, sendo sua técnica de aplicação considerada simples, executada em um ou dois estágios (2). Para melhor resolução protética preconiza-se a instalação do implante “Cone Morse” 2mm infra-ósseo, tanto em osso do tipo cortical como medular (3). A união implante-componente apresenta ausência de “gap”; encaixe impermeável (4), com vedação do tráfego bacteriano que reflete em melhor saúde periodontal (5), além de um rígido travamento do componente protético. Tudo isso contribui com a longevidade da prótese não havendo afrouxamento do componente, promovendo uma fixação anti-rotacional estável, alta resistência mecânica interface protética única, independente do diâmetro do implante. Por todos esses motivos, o implante do tipo “Cone Morse” é considerado a melhor alternativa para regiões estéticas (3). 

O “Cone Morse” é oriundo da indústria mecânica e vem sendo utilizado pela Implantodontia. Apresenta uma retenção vantajosa, que distribui melhor as forças nas paredes internas do implante e o gradiente de tensão na área cervical, também é transmitido ao osso, de forma mais adequada. Possui componentes de fácil manuseio de transferência e replicação. Porém, seu custo relativamente alto, exige um planejamento cirúrgico-protético extremamente criterioso. Apesar de algumas desvantagens, quando bem indicado é um excelente recurso terapêutico (2).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Lima CI. “Cone Morse”: uma alternativa nas reabilitações sobre implantes. Jornal Odonto Nordeste 2008;1:4-13.
Moscatiello AR, Marques ED, Rocha MD. “Cone Morse” [apostilado]. São Paulo: Universidade Paulista (UNIP); Curso de Atualização em Implantodontia; 2008
3. Neodent [catálogo de produtos]. Titamax CM: pag12 Curitiba; 2008.; 135p.
4. Implantes “Cone Morse” [home page na internet]. Curitiba
http://www.neodent.com.br/index.php?cod=2&mod=cHJvZHV0b3NfZGV0YWxoZQ
5. Implantes “Cone Morse” [home page na internet].Conexão Sitema de Próteses
http://www.conexaomaster.com.br/implantes.html

Voltar para Implantodontia.Blog.Br

12 ideias sobre “Implantes Cone Morse

  1. Boa Noite
    Gostaria de poder ter acesso ao artigo completo, pois estou fazendo um trabalho de monografia para conclusão de minha especialização em implantodontia, pois gostaria de tê-lo como uma de minhas referências.
    Como posso obtê-lo.
    Grata
    Roberta Kurnik Ferreira

  2. Boa Tarde,

    Gostaria de saber se é possível o acesso ao paper completo. Sou cirurgiã dentista e estou estudando o cone morse. Obrigada

  3. Bom Dia,
    Gostaria de ter o acesso ao artigo completo, para escrever um relato de caso clínico em que foi usado o implante cone morse. Obrigada.

  4. Boa Noite
    Gostaria de poder ter acesso ao artigo completo, pois estou fazendo um trabalho de monografia para conclusão de minha especialização em implantodontia, pois gostaria de tê-lo como uma de minhas referências.
    Como posso obtê-lo.
    Grata
    Adriana m Franco

  5. Bom dia…
    Estou fazendo um estudo sobre implantes para o meu curso de TPD, e gostaria de ter acesso ao texto na integra para acrescentar ao meu trabalho sobre CM. Grato

  6. ESTOU FAZENDO UMA MONOGRAFIA SOBRE CONE MORSE PODERIAM ME ENVIAR ARTIGOS SOBRE O ASSUNTO?

  7. Estou fazendo uma monográfia sobre cone Morse estética. Portanto gostaria de artigos sobre estética do cone Morse.
    Sou-lhe muito grato.

  8. gostaria de poder terminar de ler seu trabalho, gostei muito como voce abordou o tema e eu estou buscando mais conhecimento sobre cone morse , obrigada pela atençao.

  9. Olá, gostaria de ter acesso ao artigo completo, para minha monografia de Implantodontia. Aguardo resposta, obrigada>

  10. Ola , Boa noite , comecei a ler seu artigo e gostei . Gostaria de poder ler to o seu trabalho, estou estudando sobre Cone Morse , pesquisa de conclusao de curso. Ficarei muito agradecido, desde já muito obrigado.

  11. Gostaria de ter o acesso ao artigo completo, para escrever um relato de caso clínico em que foi usado o implante cone morse. Se tiver como me mandar muito Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *