Bone Heal: Você REALMENTE sabe o que é RTG?

Utilizando os principios da RTG, a Regeneração Tecidual Guiada, os idealizadores desta película levaram ao extremo a técnica com uma solução simples, acessível e eficaz.

Bone Heal: RTG prévia ou simultânea a Implantodontia

Bone Heal: RTG prévia ou simultânea a Implantodontia

A manutenção de espaço adequado para a Regeneração Tecidual Guiada requer que a membrana tenha características mecânicas ou estruturais que permitam que a membrana suporte forças exercidas pela tensão dos retalhos, prevenindo o colapso da mesma sobre o defeito, reduzindo o espaço da ferida. Assim vários biomateriais tem sido propostos e alguns largamente utilizados e documentados como as barreiras de PTFE-e (politetrafluoretileno expandido) ou membranas reabsorvíveis com várias concentrações de ácido polilático e poliglicólico. Bone Heal® é um novo biomaterial usado como barreira nas Regenerações Ósseas Guiadas. É uma barreira regenerativa, impermeável, 100% polipropileno, com alguma memória, projetada para permanecer exposta intencionalmente ao meio bucal, e removida entre 7 a 15 dias, é usada isoladamente ou com implantes imediatos, principalmente quando houver perda da parede óssea vestibular. Usando apenas o coágulo sanguíneo, sem adição de enxertos ou outros biomateriais de qualquer natureza, é possível solucionar problemas complexos através de uma técnica cirúrgica simples, segura e previsível, objetivando a regeneração simultânea tanto do tecido ósseo quanto dos tecidos moles. Sem similar no mercado, foi desenvolvida inteiramente no Brasil. Tem sido mais utilizada em alvéolos dentários mas já foi descrito em outras aplicações(1) além da elevação do assoalho do seio maxilar(2).

Uso do Bone Heal prévio a Implantodontia

Passo a passo clínico que descreve o uso do Bone Heal prévio a Implantodontia

Maiores informações técnicas ou científicas:

Munir Salomão – CD
Pesquisador, idealizador e consultor Bone Heal
munir@boneheal.com.br

———————————————

  • 1) Salomão M, Siqueira JTT.  Uso de barreira de polipropileno pós exodontia. Relato de três casos clínicos. Rev. Bras. Implant. 2009; Abr-Jun:12-15.
  • 2) Borges FL, Dias RO, Onuma T, Cardoso LAG, Salomão M, Ayub E, Shibli JA.  Simultaneous sinus membrane elevation and dental implant placement without autogenous bone graft: a 6-month follow-up study. J Periodontology 2010, Nov 8
  • 3) http://boneheal.com.br
  • 4) Imagens da Revista Catarinense de Implantodontia, disponível em http://inp.com.br/files/revista_catarinense.pdf

5 ideias sobre “Bone Heal: Você REALMENTE sabe o que é RTG?

  1. Boa tarde,
    Semana passada tive aula com o professor Munir que nos apresentou em curso de especialização em Implantes aqui em São Paulo a barreira Bone heal.Fiquei bem impressionado com os resultados por ele apresentados,principalmente porque dispensa o uso de biomateriais.Vou fazer em minha clínica testes através de casos onde houver a indicação e ver os resultados.A técnica é simples e barata.Pessoalmente acredito nos resultados não por ter sido convencido mas, por realmente ter cunho ciêntifico e 12 anos de pesquisa de acordo com o professor.

  2. Caros colegas e simpatizantes por pesquizas, saudações.
    Tenho acompanhado através de artigos, publicações e palestras, essa nova técnica de ROG( regeneração óssea guiada ), que, embora com poucos artígos científicos publicados, poucos estudos de acompanhamento, ainda assim mostra bons resultados clinicos. A barreira Regenerativa, Bone Heal, como sugere o termo em inglês, realmente tem provocado a cicatrização óssea. Uma grande vantagem dessa membrana é a capacidade de formação de um arcabouço, sem se romper, protegendo o coágulo formado sob área protegida. Daí pra frente o processo de osteogênese segue o seu curso fisiológico. Parabéns ao Dr. Munir Salomão pelo espírito alquimista. E fica aqui meu grande abraço.
    E ao Dr. Munir eu digo: Cuide das pesquizas meu colega, pois palavra de Salomão é palavra de Rei. rsrs…..Vida longa a todos. Heneias Oliveira

  3. Caros colegas, venho utilizando a barreira Bone Heal como procedimento corriqueiro em minha clínica. Já tenho bastante casos concluídos, com os implantes em função.
    Atualmente tenho trabalhado em alguns casos de expansão de rebordo, conforme a indicação do Prof. Munir e pelos acompanhamentos é uma técnica bastante simples com ótimos resultados.
    Diferente de outras barreiras, a curva de aprendizado da Bone Heal é muito pequena, com poucos casos temos segurança no seu manuseio.
    Para quem ainda n ão utilizou eu recomendo.

  4. Vou fazer varias extrações dentais colocação de prótese total provisória e posteriormente implantes dentais. Posso usar o Boné Heal sob esta prótese total?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *