ARCSYS: O Sistema de implantes da FGM


O sistema de implantes da FGM, o Arcsys lançado este ano no CIOSP, é um sistema friccional, ou seja, livre de parafuso entre o implante e o componente protético. O acionamento deve ser realizado por impacto mecânico, com pelo menos 3 batidas usando o dispositivo próprio para esta fialidade, o martelete.

CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO

  • Interface Cone Morse Friccional (3° Locking taper).
  • Plataforma Switching.
  • O implante possui formato cilíndrico com ápice cônico.
  • Interface protética única para todos os diâmetros de implantes.
  • Chave de instalação trilobular – sistema antitravamento.
  • Preconiza-se instalação do implante 2mm infraósseo.
  • Indicado para todas as densidades ósseas: Tipo I, II, III e IV.
  • Material de fabricação: liga Ti6Al4V. (Grau 5)
  • Acompanha tapa de cobertura (Silicone)
Angulador Arcsys

O Angulador Arcsys, um dispositivo inovador e exclusivo da FGM que permite ao cirurgião-dentista angular componentes até 20º

A inovação mais impactante do sistema está na parte protética. O profissional poderá customizar, de forma rápida e prática, a angulação dos componentes protéticos de acordo com necessidade de cada paciente, isso é possível através do Angulador Arcsys, um dispositivo inovador e exclusivo. Trata-se de uma solução exclusiva da FGM que permite ao cirurgião-dentista angular componentes até 20°. Os componentes protéticos Arcsys são desenvolvidos em ligas especiais implantáveis de alta resistência, conforme norma AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS,ASTM F138-13ª. Com auxílio do Angulador, o dentista pode angular determinados componentes prótéticos copiando a angulação obtida com o referenciador angular, uma peça de polímero usada para definir a angulação ideal manualmente em boca. Realmente bastante engenhoso. Isso me faz lembrar as correções de angulação que se faz nos implantes do tipo Garbaccio só que muito mais sofisticado.

A parte questionável do sistema é quando se fala em possibilidade de perfuração com broca única. As brocas FGM possuem um design exclusivo, patenteado, com alta eficiência de corte, canais laterais que auxiliam na irrigação e na capacidade de coleta do tecido ósseo.(deveria escolher se quer irrigar bem ou coletar bem osso) A ponta ativa possibilita a furação em única etapa (ou não), evitando o escalonamento, visando economia de tempo.
Mas cá entre nós, para que a pressa se isto pode por em risco a saúde do osso perimplantar, pode dificultar o correto posicionamento tridimensional (que vai sendo afinado broca a broca na técnica de escalonamento), além de colocar em risco um travamento adequado do implante já que a técnica do escalonamento permite que nas primeiras fresas o cirurgião sinta o osso e ajuste o preparo do alvéolo cirúrgico para o implante não travar nem pouco nem com excesso de compressão. Cuidado para não correr muito na instalação dos implantes e gastar mais tempo paralelizando ou angulando componentes…

http://www.fgm.ind.br/arcsys/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *